Diversas São as discussões pertinentes a temática televisão e educação. Há quem a considere essencial na propagação do conhecimento, há também quem a defina como ditador de regras para escravização do individuo. Embora possa significar tudo isso. As opiniões são divergentes, há, no entanto fatos relevantes a serem considerados.
Desde os primórdios, nos mais longínquos tempos ate os dias atuais é inegável que a necessidade de criar, representar transmitir é algo implícito no homem como o seu desejo mais intenso. Durante todo seu processo evolutivo este se fez conhecer perpetuando sua historia de modo difuso através da comunicação.
Para isso sempre recorreu a recursos técnicos para a transmissão de seus hábitos, religião cultura e principalmente educação, exemplo significativo são as pinturas e escrita nas paredes das cavernas. Com ou sem o conhecimento aprofundado de tecnologia fato é que o individuo não inscrevia apenas para deixar impressões ou um legado ,Também comunicava-se , esta talvez seja a maior necessidade humana : a comunicação que ao longo dos anos se deu de varias formas em diferentes linguagens representativos dos signos através de som e imagens.
Pode se dizer então que a televisão nasce da habilidade do sujeito em lidar com a técnica atrelada a necessidade da comunicação,surge de modo global ampliando relações e encurtando distância ao tempo em se mostra dicotômico posto que atende aos ditames capitalistas onde não se forma cidadão critico mas definindo regras criando estereótipos, propiciando distancia entre o pensar e o agir , com discurso dúbio , quando em essência diz “e proibido pensar”
É também via de mão dupla posto que é um dos meio de comunicação mais velozes e que bem empregado representa aparato tecnológico de grande valia , embora o conhecimento a partir deste não seja construído mediante processo dialogal isso se torna relevante a partir de um processo de medicação eficaz.
Contudo se faz necessário uma consciência critica a partir da desconstrução de idéia pré concebidas acerca da temática: A televisão como meio de viabilizar a educação. Haja vista , que a educação visa a promoção do homem e que a mesma acontece a partir de um processo de mediatização pelas instituições basilares (família, igreja sociedade e escola) de forma sistemática, sendo a família a parte do todo a quem se atribui maior responsabilidade é de suma importância , uma reflexão e um novo olhar. Se toda a doutrina pedagógica pauta-se em uma filosofia de vida pergunta-se então:
Qual o papel da TV na educação? Recursos tecnológicos? ou objeto de reprodução cultural?